quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Histórias sobre Plantas...

A MACIEIRA

Era uma vez uma pequena semente que caiu à terra. A semente começou a crescer, transformando-se em raiz que se agarrou à terra e depois começou a desenvolver-se o caule.
O caule começou a crescer e a ficar cada vez mais forte. Começaram a aparecer-lhe ramos. Nestes ramos surgiram as folhas.
A raiz continuava a absorver alimentos e a pequena planta sempre a crescer.
Chegou a Primavera, começaram a aparecer as flores. As flores eram vermelhas e tinham pétalas vermelhas.
Quando chegou o Verão as flores transformaram-se em frutos. Era um fruto redondo, verdinho, um bocadinho duro e faz bem à saúde. Era a maçã.
A semente que se desenvolveu deu origem a uma macieira.

Paulo e Leandro 3.º MOC
A MACIEIRA

Era uma vez um jardim muito bonito, com flores, árvores, um lago e relva muito verdinha.
Ao lado do lago tinha uma macieira com maçãs vermelhas e boas.
Um dia foi ao jardim uma menina chamada Daniela que disse:
- Que macieira tão linda!
A árvore era composta por uma raiz aprumada, um caule enorme, folhas verdinhas como a relva e frutos muito saborosos.
A Daniela, aos sábados, depois da catequese, ia ao jardim apanhar umas maçãs, com muito cuidado, para fazer tarte de maçã.

Filipe e Eduarda 3.º MOC
A ÁRVORE E A RAIZ

Era uma vez uma árvore e uma raiz. Um dia elas zangaram-se, porque a raiz não recolhia alimentos e árvore ficou furiosa e discutiu com a raiz. Os seus amigos caule, folha, flor e fruto tentaram reconciliá-las mas não conseguiram. Elas estavam muito zangadas.
No dia seguinte a folha foi falar com a árvore e disse-lhe:
- Tu e a raiz têm de se entender. Ainda te lembras quando trabalhavam em conjunto? Todos nós estávamos bem.
- Eu sei, mas ela deixou de trabalhar.
- Mas vocês eram tão amigas, têm de se entender.
Nesse mesmo dia os frutos foram falar com a raiz e disseram:
- Tu e a árvore sempre tão amigas. Porque não fazem as pazes?
- Porque ela resmungou comigo, só porque deixei de trabalhar um dia.
- Mas sabes que és muito importante e não podes parar assim. Todos nós precisamos do alimento que tu recolhes. Pensa nisso.
No dia seguinte conversaram a árvore e a raiz e pediram desculpa uma à outra. A partir desse dia a árvore continuou a crescer e a desenvolver-se forte e saudável.

José Pedro e Raquel 3.º MOC
A ÁRVORE

Um dia a uma árvore muito bonita caíram-lhe as folhas, isto porque era Inverno. Quando chegou a Primavera voltaram a nascer-lhe, não só as folhas como também as flores.
Os meninos brincavam em volta da árvore e de vez em quando levavam flores para as mães. Eles cuidavam muito bem da árvore e ajudavam-na a crescer.
Esta árvore dá muitos frutos e todas as pessoas podiam tirar os frutos para se alimentarem.
O caule crescia de ano para ano e a árvore ia se tornando cada vez mais bonita.

Hélder e Daniela 3.º MOC
AS PARTES DA PLANTA

Era uma vez uma árvore que morava no quintal de um menino. Certo dia a sua mãe disse-lhe:
- Vai à nossa árvore apanhar fruta que eu vou fazer uma salada de fruta.
Um dia o menino viu três árvores cheias de flores e o menino perguntou:
- Porque é que estas árvores estão cheias de flores?
- Porque as flores se vão transformar em frutos para comermos. Respondeu a mãe.
Um dia o menino foi a casa da avó, era Inverno e as árvores estavam sem folhas, porque no inverno caem as folhas a algumas árvores.
Quando começou a escola , o menino aprendeu que o tronco das árvores se chama caule. A partir desse dia, começou a chamar caule a todos os troncos.
A mãe, em casa, ensinou ao menino que existem dois tipos de raiz, a aprumada e a fasciculada. A mãe continuou a explicação dizendo:
- A raiz aprumada pode ser simples ou carnuda e a fasciculada também.

Bruno e Inês 3.º MOC
A ÁRVORE DA CATARINA

Um dia uma menina chamada Catarina, foi ao seu quintal plantar uma árvore de fruto. Viu a planta crescer com o passar do tempo.
Começou por se desenvolver a raiz. As raízes podem ser fasciculadas ou aprumadas. Dentro das fasciculadas podem ser carnudas ou simples e as aprumadas também.
A seguir desenvolveu-se o caule, é ele que segura a planta. A seguir as folhas que é por onde a árvore respira e liberta oxigénio. Depois desenvolvem-se as flores que se transformam em fruto, são estes que vão dar sementes par se desenvolver uma nova planta.
Assim a Catarina ficou a conhecer as partes constituintes das plantas.

Rui e Vanessa 3.º MOC
A ÁRVORE INVEJOSA

Era uma vez uma árvore que queria tudo só para ela. A árvore estava sempre a comer e as flores sem nada. Um dia as flores chatearam-na.
- À sua atrevida, pára de comer!
- Não, não, não…
- Mas nós por sermos pequenas, também precisamos de alimento. Para ficarmos sempre bonitas.
Os frutos, as folhas e o caule disseram:
- Nós também precisamos!!
- Parem de chatear. Já vos dou um pouco.
As flores disseram novamente:
- Ah, Ah, finalmente vais deixar de ser invejosa.
- Não é nada disso, é que a minha fome é tanta que nem me lembrei de partilhar convosco.
- Estás desculpada. - disseram em coro.
A partir desse dia, o caule, as folhas, as flores e os frutos comiam sempre em primeiro lugar.

Ricardo e Miguel Bruno 3.º MOC
AS PARTES CONSTITUINTES DAS PLANTAS

- Olá, eu sou a Tânia.
- Eu sou o Márcio.
- E eu a Conceição.
- Vamos explicar-vos as partes constituintes das plantas.
Tânia – A primeira parte a germinar é a raiz. Há dois tipos de raízes: aprumada e fasciculada. Há ainda raízes que se podem utilizar na alimentação como o nabo e a cenoura.
Márcio – A segunda parte a desenvolver-se é o caule. O caule segura a planta. Há caules comestíveis como a batata e a cebola.
Conceição – A terceira parte a desenvolver-se são as folhas. Há folhas com muitas nervuras e outras com menos. Algumas têm um grande recorte e outras são menos recortadas. Há folhas comestíveis como a couve a alface.
Tânia – A quarta parte a desenvolver-se é a flor. A flor quando germina é branca ou amarela. Passado um tempo vai germinar o fruto.
Márcio – essa é a ultima parte a desenvolver-se. Há frutos comestíveis como é o caso da laranja e da cereja.
Todos – estas são as partes constituintes duma planta. Espero que gostem do nosso trabalho. Beijos…

Márcio, Conceição e Tânia 3.º MOC

sábado, 26 de janeiro de 2008

Bom Fim de Semana...

Continuem a empenhar-se e a trabalhar bastante.
Mas para já gozem bem este fim-de-semana, aproveitem o bom tempo...
Até segunda, esperam-vos novidades...

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Círculo e Circunferência...


Círculo - Conjunto dos pontos interiores de uma Circunferência.

Circunferência - é o lugar geométrico de todos os pontos de um plano que estão a uma certa distância, chamada raio, de um certo ponto, chamado centro.


CUIDADOS A TER COM AS PLANTAS

- É muito agradável fazer piqueniques mas não te esqueças de, no final, pôr o lixo no saco e leva-o contigo.

- A casca protege as árvores, não a deves estragar!

- Não faças fogos na floresta porque os incêndios propagam-se facilmente!

- Não deixes ficar garrafas partidas no chão!

- Vigia os adultos para que não deixem nenhum cigarro aceso nas ervas, porque pode provocar um incêndio!

GERMINAÇÃO DE UMA PLANTA:

Reprodução das plantas

Tipos de reprodução:

GERMINAÇÃO

GERMINAÇÃO POR ESTACA

ENXERTIA

MERGULHIA

MULTIPLICAÇÃO VEGETATIVA

Factores que influenciam o desenvolvimento das plantas:

ÁGUA


Há plantas que vivem sempre na água (nenúfar, arroz); há plantas que necessitam de muita humidade (fetos, musgos); há plantas que têm necessidade moderada de água (pereira, pessegueiro); há plantas que conseguem viver em locais secos (cactos).
LUZ


Há plantas que precisam de muita luz para sobreviverem: girassol, milho, … Há plantas que se desenvolvem em locais com pouca luz (à sombra de outras plantas na entrada de grutas, etc.): musgos, fetos, …



TEMPERATURA ADEQUADA



Para se desenvolverem, as plantas também precisam de temperatura adequada.
Se houver geadas ou muito calor quando as plantas estão a crescer, podem estragar-se as colheitas.
Para sobreviverem ao frio do Inverno, algumas plantas perdem as folhas, outras ficam adormecidas debaixo do solo, só voltando a crescer quando chega a Primavera.


SOLO

Para sobreviverem, as plantas também precisam do ar onde vão buscar oxigénio para respirarem e dióxido de carbono para fabricarem os alimentos.
Todas as plantas necessitam de um determinado tipo de solo para se desenvolverem.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Utilidades das plantas...

Sem as plantas verdes não haveria vida na Terra nem outros produtos de que o homem necessita para viver.
As plantas:

Libertam oxigénio

Enriquecem os solos

Protegem os solos

Abrigam os animais

Fornecem alimento

Têm fins medicinais

Servem de matéria-prima

Fornecem energia

Têm fins decorativos...



Plantas comestíveis...

Algumas plantas têm partes que o homem pode utilizar na sua alimentação.

RAÍZES COMESTÍVEIS - Nabo, Cenoura, ...
CAULES COMESTÍVEIS - Batata, Cebola, ...
FOLHAS COMESTÍVEIS - Couve, Alface, ...
FRUTOS COMESTÍVEIS - Cereja, Laranja, ...

Tipos de folhagem das plantas..

Folhagem caduca – caem-lhe todas as folhas no Outono.



Folhagem persistente – nunca perdem totalmente as suas folhas.


Raiz..

RAIZ APRUMADA - Tem uma parte mais desenvolvida e outras mais finas e pequenas.

RAIZ APRUMADA SIMPLES –
a parte mais desenvolvida não é carnuda.

RAIZ APRUMADA CARNUDA -
a parte mais desenvolvida é carnuda


RAIZ FASCICULADA - Tem ramificações todas semelhantes em forma de feixe.

RAIZ FASCICULADA SIMPLES -

as ramificações não são carnudas.


RAIZ FASCICULADA CARNUDA -

as ramificações são carnudas.

Partes constituintes das plantas:


FUNÇÕES:

RAIZ - Serve para fixar a planta à Terra
CAULE - Serve para manter a planta direita e conduzir a água e os sais minerais da raiz até às folhas
FOLHAS - Fabricam os alimentos e recebem oxigénio do ar para a planta respirar
FLORES - Permitem à planta o nascimento de uma nova planta através da semente.
FRUTO - Permitem à planta o nascimento de uma nova planta através da semente.




Onde vivem as plantas?

Há plantas em quase todos os lugares da terra, embora sejam mais frequentes onde chove mais, pois precisam de água para viver.

As plantas podem viver na terra - plantas terrestres

e na água - plantas aquáticas.


Importância das Plantas


As plantas são indispensáveis à vida na Terra porque libertam oxigénio que permite a respiração da maior parte dos seres vivos.
Se as plantas não existissem, os animais herbívoros morreriam e os carnívoros que deles se alimentam morreriam também. A Terra seria, então, um planeta sem vida.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Os três Reis Magos...


Este trabalho surgiu devido a dúvidas que apresentavamos sobre os Reis Magos, queriamos saber quem deu o quê a Jesus. Assim, depois de alguma investigação conjunta e com a ajuda do professor construimos este pequeno resumo:

Devemos aos Reis Magos a tradição de dar presentes no Natal.

Belchior, Belquior, Melchior ou Melquior: Rei da Pérsia. No ritual da antiguidade o ouro era o presente para um rei. Melchior, entregou a Taça de Ouro que continha o vinho e significava que Jesus era o melhor presente, a jóia mais preciosa, que o Pai do Céu havia mandado. Em hebreu, melichior, rei da luz.

Baltazar: Rei da Arábia. Entregou o Incenso que trouxe da igreja e significava a abertura dos caminhos para a oração. Incenso para um religioso representava o espírito. Em hebreu, gathaspa, “o branco”.

Gaspar: é apresentado como negro, representando a África, mas também como rei da Índia, entregou a Mirra, o bálsamo usado para aliviar o sofrimento do povo e lembrava a paixão e morte de Jesus. A mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade. Em hebreu, bithisarea, senhor dos tesouros.

Conclusão:

Belchior, Melchior ou Melquior: ofereceu ouro
Baltasar: Incenso
Gaspar: Mirra.

Estes presentes confirmam o carácter de Jesus (rei, sacerdote e profeta) como símbolo do reconhecimento que aquela criança pobre que acabara de nascer haveria de se tornar um grande líder mundial e o salvador do mundo.
06/01/2007

Texto colectivo

COMO AJUDAR UM POBRE

Era uma vez um homem que se chamava João. Na semana passada, tinha-lhe saído noventa mil euros no euromilhões.
Um dia, ia a passar num jardim e viu um mendigo. Estava uma manhã fria e o mendigo estava a dormir debaixo de uma árvore. Ele tremia de frio. O Sr. João, ao ver aquilo, ficou com pena e decidiu ajudá-lo. Mas pensou, se lhe desse dinheiro, não o estava a ajudar completamente. Tinha de fazer alguma coisa para o tirar daquela miséria.
Levou o mendigo, consigo, para casa. Deu-lhe de comer, de beber, deixou-o tomar um banho quente, deu-lhe roupa nova e deixou-o descansar. Quando o mendigo acordou, o Sr. João tinha uma proposta de trabalho para ele. E disse-lhe:
- Se aceitares esta proposta, podes ficar aqui a morar até teres dinheiro para mudares de casa. O que dizes?
- Claro que sim! Não sei como agradecer. Muito obrigado, muito obrigado…Com o passar do tempo, o mendigo arranjou casa e formou a sua própria família. O Sr. João era sempre convidado para ser padrinho.

08/01/2007

Expressão Plástica...

Desenho livre, usando círculos...

Fizemos uma actividade muito engraçada hoje, realizamos um desenho só com círculos.
Primeiro procuramos na sala objectos circulares, depois escolhemos os que queríamos utilizar e por fim começamos os nossos desenhos.
Fizemos flores, animais, palhaços, planetas e outras coisas mais.
Foi muito divertido.

Multiplicação por dois algarismos...

Para multiplicar um número por dois algarismos precisamos de estar com muita atenção. A seguir vou apresentar os passos que tens de seguir para resolveres uma operação deste tipo. EX: 24 x 35 = (repara nas cores)

1.º Passo - Multiplicar o algarismo das unidades, o cinco, pelo 24.

2.º Passo - Multiplicar o algarismo das dezenas, o três, pelo 24. Atenção: Colocar o resultado, por baixo do resultado anterior, começando a colocá-lo por baixo do algarismo das dezenas.

3.º Passo - somar o resultado das duas multiplicações.

As Plantas...


Hoje começamos a estudar as plantas: a sua importância, as partes contituintes e suas funções, bem como as suas utilidades.

Aguardem pelo desenvolvimento de notícias sobre esta matéria.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Quadras do Malmequer...

Após a leitura de um texto sobre uma papoila e um malmequer, verificamos que a papoila era a personagem principal da história.

O pobre malmequer não tinha nenhuma quadra relacionada com ele, então nós em conjunto realizamos estas quadras:

Malmequer, bem me quer
Diz tudo o que eu quero
Não digas asneiras
Diz tudo o que espero

O Malmequer branquinho
Muito apaixonado
Pela sua papoila encarnada
Estava encantado

O Malmequer branco
Ficou admirado
Pela papoila encarnada
Estava apaixonado

Ó Malmequer amarelo
Radiante como o sol
És muito parecido
Com o teu amigo girassol

Ó Malmequer amarelo
Radiante como o sol
És muito brilhante
Pareces um farol

O que acham?

Multiplicar por 10, 100 e 1000

Hoje relembramos a multiplicação por 10, 100 e por 1000, e verificamos que:

- Para multiplicar um número por dez, basta colocar o mesmo número e acrescentar um zero no fim.
Ex: 12 x 10 = 120

- Para multiplicarmos um número por 100, basta colocar o mesmo número e acrescentar dois zeros no final.
Ex: 12 x 100 = 1 200

-Para multiplicarmos um número por 1000, basta colocar o mesmo número e acrescentar três zeros no final.
Ex: 12 x 1000 = 12 000

Passado do Meio Local...

O que me falta saber sobre Moinhos?

Entrevista com o Sr. Martins, 81 anos, reformado, antigo Moleiro e Serrador no engenho.

1 - O que deu, ou quem deu o nome a Moinhos?

Esta aldeia tem esse nome por causa de ser uma zona onde havia muitos moleiros. Só nesta zona havia cerca de 50 azenhas. Existiam também muitos moleiros, profissão que passava de pai para filho.

2 – Em que ano foi construído o Moinho que fica perto da associação?

Foi restaurado à 4 ou 5 anos, perto da ponte existiam 4 azenhas mas só uma foi restaurada.

3 – Existem pessoas importantes na aldeia? O que fizeram? Para serem lembradas fez-se algum monumento ou estátua?

Há cerca de 100 anos atrás havia no máximo 20 casas na zona e todas elas eram de fracos recursos financeiros e analfabetos. Daí não haver nenhuma família que se destacasse.

4 – Existem casas brasonadas em Moinhos (Casas com Brasão)?

Como Moinhos era uma zona muito pobre, não havia pessoas com muito dinheiro para construir grandes casas. A casa mais importante era a chamada casa do brasileiro, que foi um Sr. que mandou construir a capela mais antiga da zona, a capela da Sra. da Saúde.

5 – Quais os monumentos existentes em Moinhos?

O único monumento existente neste momento, em Moinhos, é o moinho que foi restaurado. Ainda hoje funciona pelo menos uma vez por ano.

6 - Quais os acontecimentos e datas importantes?

Uma das coisas mais importantes foi a construção desta escola na zona, pois não existia nenhuma com condições. Foi inaugurada no dia 4 de Novembro de 1984.

7 - Principais costumes e tradições de Moinhos?

Antigamente as pessoas do lugar juntavam-se na zona do "montinho", onde tocavam a concertina e dançavam as modas daquele tempo. Tudo com muito respeito e com os pais a vigiar. Namorava-se à porta de casa, onde os pais colocavam uma cadeira para os namorados descansarem. Naquele tempo, conta a tradição, a rapariga que permitisse ser desflorada antes do casamento, era-lhe rapado o cabelo para que toda a gente tivesse conhecimento.

8 - Quais as festas que existem ao longo do ano e suas datas?

As festas que existem são relativamente recentes, pois só acerca de 30 anos, no 1.º domingo de Junho, se comemora a Sra. da Piedade. É uma festa que se realiza só até por volta das 9h da noite. Não existe noitada devido às características da própria santa, pois representa uma cena muito triste, Nossa Senhora com o filho nos braços depois de morto. Existe ainda uma mais recente, só à três anos, que é a comemoração do dia de São João na escola, realiza-se na última semana de aulas, em Junho.

9 - Há muralhas, castelos, solares ou pontes antigas?

Não existem muralhas, nem castelos, só a ponte da associação que é bastante antiga. No sítio onde está a Ponte, há mais de 500 anos, existiam apenas umas pedras por onde se podiam atravessar o rio, mas na altura tinha de se pagar para fazer a travessia. Existe ainda a chamada “Ponte do Além”, que é mais antiga do que a que fica perto da associação, mas não era nem é tão importante.

10 - Quais os nomes de algumas alfaias agrícolas antigas?

As alfaias existentes na zona, eram iguais a tantas outras espalhadas por esse país fora. Arados, charruas, carros de bois, sacho, ancinho, foice, etc…

11 - Quais os nomes de alguns instrumentos antigos para trabalhar madeira?

A marcenaria é uma profissão recente, que foi trazida dos lados de Valongo. No inicio desta profissão, os marceneiros fazia os seus próprios instrumentos, e as peças eram todas trabalhas à mão, não existiam máquinas.

12 - Há algum museu em Moinhos? Onde se localiza?

Apenas existe o Moinho, que faz de museu pois possui peças muito antigas, que nos levam a recordar como era o passado dentro das azenhas.

13 - Qual a bandeira ou brasão de Moinhos?

Moinhos não tem brasão, o único brasão que existe é o de Frazão.

14 - Qual o prato típico da zona? E o doce típico?

Usava-se muito a farinha de pau com sardinha salgada. Naquela altura as carnes e os peixes eram conservados em sal. Não havia tradições de doçuras na altura, nem dinheiro para as fazer.

15 - Existem trajes antigos próprios de Moinhos?

O traje tradicionais daqui, são os que se vêm no rancho de Frazão. O homem tem o traje de moleiro e as mulheres o traje de rendilheiras com cores vivas e saias compridas com folhos.

16 - Existe alguma lenda sobre Moinhos?

Uma das histórias que ainda hoje se conta foi a de um homem, que se barricou na escola, quando esta ainda estava em construção, com a sua família pois não tinha para onde ir. O Sr. chamava-se José Maria Barros (Chapas), esteve cerca de 3 anos nesta situação. Dizia que não saía, pois como a escola pertencia ao estado, pertencia-lhe a ele também. As obras da escola não avançavam, até que a Câmara, lhe arranjou sítio para ele ir morar com a sua família.
Existe ainda a “Lenda da Água” da presa da Fonteita, que conforme os valores dos proprietários dos terrenos, assim era distribuída a água.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Olá Amiguinhos...

Somos a turma de 3.º MOC da EB 1 / JI de Moinhos - Frazão.
Criamos este blog com o objectivo de divulgar o que andamos a aprender.
estejam atentos e visitem o nosso blog, que fica no endereço:

http://moinhosfrazao.blogspot.com/