sábado, 22 de março de 2008

Páscoa Feliz...

Que todos tenham uma santa e feliz Páscoa. São os votos do vosso professor.
P.S. - Não comam muitos doces e não se esqueçam, principalmente, de brincar...

A bússola...


A palavra “bússola” vem do italiano do sul bussola, que significa “pequena caixa”. É composta por uma agulha magnética na horizontal suspensa pelo centro de gravidade, e aponta sempre para o eixo norte-sul, ao seguir a direcção do centro magnético da Terra, ou seja, indica o pólo. Atribui-se a descoberta da orientação natural dos ímans aos chineses, por volta do ano 2000 a.C., e por consequência, a invenção da bússola.

Pontos sub-colaterais

Existem também oito pontos subcolaterais;

Leste-nordeste (67,5º)
Leste-sudeste (112,5º)
Sul-sudeste (157,5º)
Sul-sudoeste (202,5º)
Oeste-sudoeste (247,5º)
Oeste-noroeste (292,5º)
Norte-noroeste (337,5º)

Pontos Cardeais...

Os quatro pontos cardeais principais são:

Norte, conhecido também por setentrião, é uma direcção fundamental e um dos quatro pontos cardeais. É um dos pontos para onde aponta a agulha da bússola (Norte magnético). Quando se observa o nascer do sol de frente, o norte fica à mão esquerda. O seu oposto é o Sul.

Sul (180º)

Sul, um dos quatro pontos cardeais da rosa-dos-ventos, ou meridião, ou austral; meio-dia; para quem está no hemisfério norte, ao meio-dia solar o Sol encontra-se a Sul do observador.
O sul é apontado, junto com o norte, pela agulha da bússola (onde a declinação magnética for zero).Para quem observa de frente o nascer do sol, o sul fica à mão direita.

Este ou Leste (90º)

Leste, símbolo L ou E, um dos quatro pontos cardeais da rosa-dos-ventos, também chamado de oriente, este, nascente ou levante.
É o ponto cardeal que indica a direcção na qual a Terra gira em torno do seu eixo, tornando-se assim a direcção onde o Sol nasce num equinócio.

Oeste (270º)


Oeste, símbolo W ou O ,é um dos quatro pontos cardeais da rosa-dos-ventos, também conhecido como poente, ocidente; direção onde o Sol se põe no equinócio.

A Rosa dos Ventos

Rosa-dos-ventos é uma figura que mostra a orientação das direções cardeais num mapa ou carta náutica.

A utilização de rosas-dos-ventos é extremamente comum em todos os sistemas de navegação antigos e atuais.

terça-feira, 18 de março de 2008

NEPTUNO


Neptuno é o oitavo, desde a passagem de Plutão para a categorias de planeta-anão, e o último planeta do sistema solar em ordem de afastamento a partir do Sol.

URANO


Urano (também referido como Úrano) é o sétimo planeta do sistema solar. A característica mais notável de Urano é a estranha inclinação do seu eixo de rotação, quase noventa graus em relação com o plano de sua órbita. Tem 27 satélites ao seu redor e um fino anel de poeira.

SATURNO


Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar com uma órbita localizada entre as órbitas de Júpiter e Urano. É o segundo maior, após Júpiter dos planetas gigantes do sistema solar, porém o de menor densidade, tanto que se existisse um oceano grande o bastante, Saturno flutuaria nele. Seu aspecto mais característico é seu brilhante sistema de anéis, o único visível da Terra. Seu nome provém do deus romano Saturno. Faz parte dos denominados planetas exteriores.

JÚPITER


Júpiter é o maior planeta do sistema solar, e o quinto a partir do Sol. É conhecido pela Grande Mancha Vermelha e pelos seus 4 grandes satélites.

MARTE

Marte é o quarto planeta a contar do Sol e é o último dos quatro planetas telúricos no sistema solar. Marte é um planeta com algumas afinidades com a Terra: tem um dia com uma duração muito próxima do dia terrestre e o mesmo número de estações.

TERRA


A Terra é um planeta do sistema solar, sendo o terceiro em ordem de afastamento do Sol e o quinto em diâmetro. É o maior dos quatro planetas telúricos. Entre os planetas do Sistema Solar, a Terra tem condições únicas: mantém grandes quantidades de água, tem placas tectónicas e um forte campo magnético.

VÉNUS


Vénus é o segundo planeta do Sistema Solar em ordem de distância a partir do Sol. Trata-se de um planeta do tipo terrestre ou telúrico, chamado com frequência de planeta irmão da Terra, já que ambos são similares quanto ao tamanho, massa e composição.

Mercúrio


Mercúrio é o mais próximo planeta do Sol e portanto o primeiro dos quatro planetas rochosos do sistema solar. Ele também é o menor planeta do nosso sistema.

PLANETAS DO SISTEMA SOLAR...

O sistema solar é constituído pelo Sol e pelo conjunto dos corpos celestes que se encontram no seu campo gravítico.

Sol - Mercúrio - Vénus - Terra - Marte - Júpiter - Saturno - Urano - Neptuno




O SOL, A TERRA E A LUA...

O Sol é uma estrela, parece-nos uma estrela grande pois é a que está mais próxima de nós (Terra).



A Terra é um planeta principal - gira em torno do Sol.


A Lua é um planeta secundário - gira em torno de outro planeta (a Terra).

PLANETAS E ESTRELAS...

Planetas - são astros sem luz própria. Ex: Planeta Terra


Estrelas - são astros com luz própria. Ex: Sol


OS ASTROS...

Os astros agrupam-se em conjuntos que se chamam galáxias.

Via láctea é a galáxia onde onde está localizado o Sistema Solar.