O que me falta saber sobre Moinhos?
Entrevista com o Sr. Martins, 81 anos, reformado, antigo Moleiro e Serrador no engenho.
1 - O que deu, ou quem deu o nome a Moinhos?
Esta aldeia tem esse nome por causa de ser uma zona onde havia muitos moleiros. Só nesta zona havia cerca de 50 azenhas. Existiam também muitos moleiros, profissão que passava de pai para filho.
2 – Em que ano foi construído o Moinho que fica perto da associação?
Foi restaurado à 4 ou 5 anos, perto da ponte existiam 4 azenhas mas só uma foi restaurada.
3 – Existem pessoas importantes na aldeia? O que fizeram? Para serem lembradas fez-se algum monumento ou estátua?
Há cerca de 100 anos atrás havia no máximo 20 casas na zona e todas elas eram de fracos recursos financeiros e analfabetos. Daí não haver nenhuma família que se destacasse.
4 – Existem casas brasonadas em Moinhos (Casas com Brasão)?
Como Moinhos era uma zona muito pobre, não havia pessoas com muito dinheiro para construir grandes casas. A casa mais importante era a chamada casa do brasileiro, que foi um Sr. que mandou construir a capela mais antiga da zona, a capela da Sra. da Saúde.
5 – Quais os monumentos existentes em Moinhos?
O único monumento existente neste momento, em Moinhos, é o moinho que foi restaurado. Ainda hoje funciona pelo menos uma vez por ano.
6 - Quais os acontecimentos e datas importantes?
Uma das coisas mais importantes foi a construção desta escola na zona, pois não existia nenhuma com condições. Foi inaugurada no dia 4 de Novembro de 1984.
7 - Principais costumes e tradições de Moinhos?
Antigamente as pessoas do lugar juntavam-se na zona do "montinho", onde tocavam a concertina e dançavam as modas daquele tempo. Tudo com muito respeito e com os pais a vigiar. Namorava-se à porta de casa, onde os pais colocavam uma cadeira para os namorados descansarem. Naquele tempo, conta a tradição, a rapariga que permitisse ser desflorada antes do casamento, era-lhe rapado o cabelo para que toda a gente tivesse conhecimento.
8 - Quais as festas que existem ao longo do ano e suas datas?
As festas que existem são relativamente recentes, pois só acerca de 30 anos, no 1.º domingo de Junho, se comemora a Sra. da Piedade. É uma festa que se realiza só até por volta das 9h da noite. Não existe noitada devido às características da própria santa, pois representa uma cena muito triste, Nossa Senhora com o filho nos braços depois de morto. Existe ainda uma mais recente, só à três anos, que é a comemoração do dia de São João na escola, realiza-se na última semana de aulas, em Junho.
9 - Há muralhas, castelos, solares ou pontes antigas?
Não existem muralhas, nem castelos, só a ponte da associação que é bastante antiga. No sítio onde está a Ponte, há mais de 500 anos, existiam apenas umas pedras por onde se podiam atravessar o rio, mas na altura tinha de se pagar para fazer a travessia. Existe ainda a chamada “Ponte do Além”, que é mais antiga do que a que fica perto da associação, mas não era nem é tão importante.
10 - Quais os nomes de algumas alfaias agrícolas antigas?
As alfaias existentes na zona, eram iguais a tantas outras espalhadas por esse país fora. Arados, charruas, carros de bois, sacho, ancinho, foice, etc…
11 - Quais os nomes de alguns instrumentos antigos para trabalhar madeira?
A marcenaria é uma profissão recente, que foi trazida dos lados de Valongo. No inicio desta profissão, os marceneiros fazia os seus próprios instrumentos, e as peças eram todas trabalhas à mão, não existiam máquinas.
12 - Há algum museu em Moinhos? Onde se localiza?
Apenas existe o Moinho, que faz de museu pois possui peças muito antigas, que nos levam a recordar como era o passado dentro das azenhas.
13 - Qual a bandeira ou brasão de Moinhos?
Moinhos não tem brasão, o único brasão que existe é o de Frazão.
14 - Qual o prato típico da zona? E o doce típico?
Usava-se muito a farinha de pau com sardinha salgada. Naquela altura as carnes e os peixes eram conservados em sal. Não havia tradições de doçuras na altura, nem dinheiro para as fazer.
15 - Existem trajes antigos próprios de Moinhos?
O traje tradicionais daqui, são os que se vêm no rancho de Frazão. O homem tem o traje de moleiro e as mulheres o traje de rendilheiras com cores vivas e saias compridas com folhos.
16 - Existe alguma lenda sobre Moinhos?
Uma das histórias que ainda hoje se conta foi a de um homem, que se barricou na escola, quando esta ainda estava em construção, com a sua família pois não tinha para onde ir. O Sr. chamava-se José Maria Barros (Chapas), esteve cerca de 3 anos nesta situação. Dizia que não saía, pois como a escola pertencia ao estado, pertencia-lhe a ele também. As obras da escola não avançavam, até que a Câmara, lhe arranjou sítio para ele ir morar com a sua família.
Existe ainda a “Lenda da Água” da presa da Fonteita, que conforme os valores dos proprietários dos terrenos, assim era distribuída a água.
terça-feira, 22 de janeiro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário