sábado, 22 de março de 2008

Pontos Cardeais...

Os quatro pontos cardeais principais são:

Norte, conhecido também por setentrião, é uma direcção fundamental e um dos quatro pontos cardeais. É um dos pontos para onde aponta a agulha da bússola (Norte magnético). Quando se observa o nascer do sol de frente, o norte fica à mão esquerda. O seu oposto é o Sul.

Sul (180º)

Sul, um dos quatro pontos cardeais da rosa-dos-ventos, ou meridião, ou austral; meio-dia; para quem está no hemisfério norte, ao meio-dia solar o Sol encontra-se a Sul do observador.
O sul é apontado, junto com o norte, pela agulha da bússola (onde a declinação magnética for zero).Para quem observa de frente o nascer do sol, o sul fica à mão direita.

Este ou Leste (90º)

Leste, símbolo L ou E, um dos quatro pontos cardeais da rosa-dos-ventos, também chamado de oriente, este, nascente ou levante.
É o ponto cardeal que indica a direcção na qual a Terra gira em torno do seu eixo, tornando-se assim a direcção onde o Sol nasce num equinócio.

Oeste (270º)


Oeste, símbolo W ou O ,é um dos quatro pontos cardeais da rosa-dos-ventos, também conhecido como poente, ocidente; direção onde o Sol se põe no equinócio.

Sem comentários: