quarta-feira, 2 de abril de 2008

FORMAS DE RELEVO...

Montanha é um uma forma de relevo. A uma sequência de montanhas chama-se serra. Uma montanha tem imponência e altitude superiores a uma colina, embora não exista uma altitude específica para essa diferenciação. A montanha é tipicamente escarpada, de grande inclinação e com sobreposição de relevos.



Serra ou Cordilheira é um grande sistema de montanhas resultado geralmente do encontro de duas placas tectónicas que muitas vezes lançam ramos ou cadeias de montanhas secundárias .



Planalto é a classificação dada a uma forma de relevo constituída por uma superfície elevada, com cume mais ou menos nivelado. São como topos rectos, que podem ser regulares ou não.


Colina ou outeiro é uma forma de relevo constituído por pequena elevação de terreno com declive suave.


Planície é uma grande área geográfica com pouca ou nenhuma variação de altitude como um deserto ou um pântano. Planícies são superfícies que apresentaram pequenos movimentos na crosta, sendo quase completamente planas.


Vale é um acidente geográfico cujo tamanho pode variar. É tipicamente uma área de baixa altitude cercada por áreas mais altas, como montanhas ou colinas.












Sem comentários: